Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Celulose e Papel

Incorporação de carotenoides de sementes de urucum na produção de papel Kraft

Polliana D. Rios1, Gabriella da S. França1, Alessandro O. Rios2, Natalia D. Melo1, Helena C. Vieira3, Rodrigo Schmitz1

1Universidade do Estado de Santa Catarina, 2Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 3Universidade Federal Rural de Pernambuco

E-mail: polliana.rios@udesc.br

O Brasil se destaca como maior produtor de celulose do mundo, com grande parte de sua produção destinada ao mercado externo. Nesse contexto, embalagens têm evoluído entre as inovações, embalagens ativas que prolongam a vida útil dos produtos, especialmente alimentícios, são notáveis. Carotenoides, como os extraídos do urucum, são populares por suas propriedades antioxidantes e coloração natural. Este estudo objetivou: extrair, encapsular e incorporar carotenoides de urucum em polpa celulósica Kraft, visando produzir um papel com qualidade e propriedades antioxidantes para uso em embalagens ativas. Foram analisadas no papel a estabilidade de cor, termogravimetria e as propriedades mecânicas. Foi possível encapsular o carotenoide de urucum e incorpora-lo no papel. A degradação das cores dos carotenoides foi intensificada à medida que houve um aumento da presença de luz e calor. A adição de carotenoides pode influenciar na sua estabilidade térmica e na resistência do papel, reduzindo sua tração e seu alongamento.

Palavras-chave: Qualidade do papel; atividade antioxidante; Bixa orellana L

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa