Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Deterioração e Preservação

Resistência da madeira de tauari modificada termicamente ao ataque de cupins em ensaios de laboratório

Paulo H. dos S. Silvares1, Anna C. O. Rupf1, Kamilly da S. Pereira1, Saulo J. da C. Lima1, Fernando W. C. Andrade2, Djeison C. Batista1

1Universidade Federal do Espírito Santo, 2Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: djeison.batista@ufes.br

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da modificação térmica na resistência da madeira de tauari ao ataque de cupins. A madeira foi modificada termicamente a 180, 190, 200 e 210 °C, em escala laboratorial, em sistema aberto. Parte do material não foi tratado, correspondendo ao Controle. Foram realizados ensaios laboratoriais de alimentação forçada com os cupins Nasutitermes corniger (arborícola) e Cryptotermes brevis (madeira seca), em que foram avaliadas a perda de massa (%), as notas de desgaste e a mortalidade (%). O efeito da modificação térmica foi nulo na resistência à biodeterioração causada por ambas espécies de cupins. Esse efeito também já havia sido reportado na literatura para outras espécies de folhosas modificadas termicamente. Recomenda-se a realização de um ensaio de preferência alimentar com o cupim N. corniger.

Palavras-chave: Couratari sp., Cryptotermes brevis, Nasutitermes corniger. Modificação térmica.

Agradecimentos: À CAPES, pela concessão da bolsa de mestrado. À CAPES/FAPES pelo financiamento (PDPG/PRONEM) - Termo de Outorga 131/2021, processo 2021-FDGS5.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa