Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Deterioração e Preservação

Degradação e rigidez da madeira de B. guianensis submetida a ensaio de campo

Letícia A. Lima1, Letícia da S. Moreira2, Antonio F. O. dos Santos1, Gabriel de S. Silvério1, Victor H. P. Moutinho1

1Instituto de Biodiversidade e Florestas, Universidade Federal do Oeste do Pará., 2Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Universidade Federal do Oeste do Pará.

E-mail: leticiaeva80@gmail.com

A madeira é um material biológico utilizado para construção civil. Entender a durabilidade e resistência em condições externas auxilia em uma aplicação adequada das diferentes espécies madeireiras. O presente estudo avaliou a durabilidade natural da madeira de B. guianensis por meio da avaliação da perda de massa da madeira e testes de flexão estática após a exposição em campo. Os resultados indicaram que a perda de massa foi baixa e mais acentuada nos últimos meses de exposição. O módulo de elasticidade verificado no teste de flexão estática apresentou redução significativa a partir de 210 dias, sugerindo uma diminuição na rigidez da madeira, apesar da perda de massa mínima e aparente degradação incipiente. Concluiu-se que, apesar da baixa suscetibilidade à deterioração, a madeira da espécie avaliada apresentou redução na sua resistência mecânica após a exposição a intempéries em ambiente externo.

Palavras-chave: Tatajuba, Perda de massa, Estrutura de madeira, Durabilidade da madeira, Flexão estática

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa