Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Biomassa

Densitometria de raios X em colmos de bambu Dendrocalamus asper

William C. Martins1, Vinícius R. de Castro1, Angélica de C. O. Carneiro2, William M. de Oliveira1, Rafael S. G. Cardoso1, Caio C. N. Martins2

1Universidade Federal de Viçosa - UFV, 2Universidade Federal de Viçosa

E-mail: william.colatino@ufv.br

O objetivo deste estudo foi avaliar a densidade de colmos de bambu utilizando a densitometria de Raios X. A espécie estudada foi o Dendrocalamus asper, conhecido popularmente como “bambu gigante”. Foram coletadas na região de Viçosa-MG, sete varas deste bambu, onde foi realizada uma amostragem dos colmos ao longo do caule, das posições base, meio e topo. A partir destes colmos, foram confeccionadas amostras radiais de 2 mm de espessura, as quais foram introduzidas em um equipamento de raios X digital (Faxitron LX-60), gerando imagens em alta definição que foram analisadas com auxílio de software conhecido como ImageJ. Os dados foram comparados ao método gravimétrico descrito na norma ABNT NBR 16.828-2 (2020). Os resultados evidenciaram que ao longo do fuste não ocorreu diferença estatística nos perfis de densidade do bambu, e que a região mais densa se localiza nas proximidades da casca.

Palavras-chave: Densidade aparente, Propriedades físicas, Metodologia não-destrutivas.

Agradecimentos: Os autores agradecem à FAPEMIG, à EMBRAPII, à SIF, CNPq, Capes, à UFV, ao DEF e aos laboratórios LAPEM, LPM e LCP.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa