Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Porcentagem de cerne, alburno e casca da madeira de clones de Eucalyptus spp. em sistema integrado de produção

Carlos E. B. da Silva1, Arthur P. A. Fernandes1, Jhonatan W. Moreira1, Macksuel F. da Silva1, Matheus P. Chagas1, Carlos R. S. Junior1

1Universidade Federal de Goiás

E-mail: silva_barbosa@discente.ufg.br

O setor de florestas plantadas no Brasil apresenta alta produtividade devido ao melhoramento genético, ao manejo e às condições edafoclimáticas favoráveis e demonstra crescente demanda por usos múltiplos da madeira, para isso é necessário o conhecimento das suas características para cada espécie e materiais genéticos. Sendo assim o objetivo do trabalho foi realizar a avaliação da porcentagem de cerne, alburno e casca da madeira de cinco clones de Eucalyptus spp., em sistemas integrado de produção. Com relação ao alburno, o clone X apresentou uma das menores médias e o clone Y uma das maiores médias, respectivamente de 41,3. A porcentagem de cerne foi maior, em média, nos clones W e X (50,4 e 53,4%). Em síntese, o clone X apresentou a menor porcentagem de casca e de alburno e a maior porcentagem de cerne, sendo um material genético indicado para o processamento mecânico da madeira e para energia.

Palavras-chave: Material genético, Qualidade da madeira, Anatomia da madeira.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa