Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Biomassa

Potencial energético de cavacos de madeira sob tratamento térmico de torrefação

Jhonatan W. Moreira1, Luiza C. L. de Godoi1, Carlos E. B. da S.1, Arthur P. A. Fernandes1, Macksuel F. da Silva1, Carlos R. S. Júnior1

1Departamento de Engenharia Florestal - Universidade Federal de Goiás (UFG)

E-mail: jhonatanw@discente.ufg.br

A torrefação refere-se a um tratamento térmico suave conduzido à pressão atmosférica com uma temperatura entre 200 ºC e 300 ºC num determinado momento, num ambiente inerte ou com baixo teor de oxigénio. Cavacos de madeira de A. mangium foram submetidos ao processo de torrefação, utilizando-se temperaturas de 200 e 300 °C, com 30min e 60min. de tempo de residência no forno. Na sequência, foi realizada a análise imediata e determinados o poder calorífico superior e teor de umidade. Foi observado um aumento do teor de carbono fixo, de cinzas e do poder calorífico com o aumento da temperatura e do tempo de residência. Houve um aumento de PCS em todos os tratamentos submetidos a torrefação. Os cavacos submetidos a torrefação com 300 ºC a 60min de tempo de residência foram os que demonstraram as melhores características energéticas.

Palavras-chave: Biomassa, Chips, Energia renovável, Pré-tratamento

Agradecimentos: Agradecimento ao Laboratório de Qualidade da Madeira e Bioenergia (LQMBio) da Universidade Federal de Goiás e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa