Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Celulose e Papel

Influência da inclinação do tronco de Eucalyptus saligna na qualidade da produção de celulose.

Pedro H. de M. Kolton1, Rafael B.2, Gabriel V. Cardoso2, Laíse V. Nörnberg2, Osmarino P. dos Santos3, Franco F. Quevedo3

1Universidade Federal de Pelotas - UFPel., 2Universidade Federal de Pelotas - UFPel, 3CMPC Celulose Riograndense LTDA

E-mail: phkolton@gmail.com

Mudanças climáticas têm intensificado eventos extremos como tempestades, afetando severamente plantações de eucalipto no Brasil. O estudo analisou clones de Eucalyptus saligna afetados por vendavais, focando na densidade básica, composição química e rendimento na produção de celulose. As árvores foram classificadas em três grupos com base no ângulo de inclinação do tronco: sem inclinação (SI), inclinação moderada (IM) e inclinação severa (IS). Resultados mostraram que a densidade básica não variou significativamente entre SI e IM, mas o lenho de tração em IS teve densidade inferior ao lado oposto. A análise química revelou que a madeira com maior inclinação não apresentou menores teores de celulose, como esperado. O rendimento e o número kappa da celulose foram superiores para as árvores sem inclinação em comparação com as inclinadas. Esses resultados indicam que os danos causados pelo vento podem comprometer a qualidade e a eficiência da madeira para a produção de celulose.

Palavras-chave: Madeira de reação; Eucalyptus saligna; Impacto das tempestades.

Agradecimentos:

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa