Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Anatomia

Influência de materiais genéticos e espaçamento de plantio nas características anatômicas da madeira de Corymbia spp.

Jeferson do C. Modesto1, Marlúcio M. Silva1, Angelica de C. O. Carneiro1, Ana M. M. L. Carvalho1, Leila A. Lopes1, Gustavo M. Abreu1

1Universidade Federal De viçosa

E-mail: jeferson.modesto@ufv.br

O Brasil se destaca no setor de florestas plantadas. Os gêneros Eucalyptus e Corymbia são amplamente cultivados, devido, entre outros aspectos, ao rápido crescimento. O gênero Corymbia é conhecido por ter altas produção de volume e densidade básica da madeira. O presente estudo analisou a influência do espaçamento de plantio nas características da madeira de híbridos de Corymbia citriodora x Corymbia torelliana. O clone C1 teve fibras do cerne 3,2% mais longas e 5% mais largas nas regiões de alburno e cerne, em comparação com o clone C2. O espaçamento de 6 m x 1,5 m resultou no maior das fibras do cerne. O material genético não influenciou a frequência de poros, independentemente da posiçãoradial, e também o diâmetro de poros do cerne. O espaçamento de plantio influenciou as propriedades anatômicas da madeira dos híbridos de Corymbia, promovendo variações no comprimento e largura das fibras.

Palavras-chave: Variação radial, cerne/alburno, qualidade de madeira, carvão vegetal.

Agradecimentos: Ao CNPq, CAPES, FAPEMIG, Empresa APERAM, Universidade Federal de Viçosa, LAPEM, Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e à EMBRAPII Fibras Florestais.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa