Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Anais do Evento

Celulose e Papel

Modificação química da lignina kraft de eucalipto com tratamento térmico do licor negro

Êmilly W. de Almeida1, Iara F. Demuner1, Nicolle de F. Brumano1, Matheus F. de C. Reis1, Ana M. M. L. Carvalho1, Angélica de C. O. C.1

1Universidade Federal de Viçosa

E-mail: emilly.almeida@ufv.br

Técnicas para aumentar a reatividade e homogeneidade da lignina kraft de eucalipto são importantes para a fabricação de produtos à base de lignina. Este estudo avaliou o efeito do tratamento térmico do licor negro na composição química de lignina kraft. O licor negro foi tratado termicamente a temperaturas de 175, 200 e 225 °C em tempos de reação de 30, 90 e 150 min. As ligninas foram extraídas e caracterizados por sua composição química e elementar e Py-CG-MS. O tratamento térmico promoveu desmetilação e desmetoxilação da lignina. Para o tratamento de 225 °C e 150 min, foi observado redução no conteúdo de lignina solúvel, oxigênio e hidrogênio, bem como aumento na lignina insolúvel e teor de carbono. Também houve redução na relação S/G e aumento no teor de catecol e metoxicatecol. Conclui-se que a lignina modificada termicamente é mais reativa e pode ser utilizada em aplicações de alto valor agregado.

Palavras-chave: Desmetilação, desmetoxilação, reatividade.

Agradecimentos: À UFV, DEF, LAPEM, FAPEMIG, SIF, CAPES, CNPq, EMBRAPII e FUNARBE.

Download do trabalho completo

Pesquisa por resumos apresentados

Pode-se escolher por um ou mais filtros de pesquisa