Anais do Evento
Anatomia
Potencial da candeia (Eremanthus erythropappus (DC.) McLeisch) para estudos dendrocronológicosMayara de L. Ferreira1, Suzana de S.1, Adriano J. Pavan1, Lucas G. Pereira1, Daniela G. de Souza2, Ana C. M. C. Barbosa1
1Universidade Federal de Lavras, 2Alabama A&M University
E-mail: mayaraliima218@gmail.com
A candeia, Eremanthus erythropappus (DC.) McLeisch, é uma espécie florestal nativa com grande potencial econômico da sua madeira. O objetivo do trabalho foi estudar a relação crescimento-clima das árvores de candeia por meio da dendrocronologia. Foram coletados 30 discos de E. erythropappus de candeal no município de Pedralva, MG. As seções transversais foram secas e polidas, com posterior análise dos anéis de crescimento, seguindo a metodologia padrão para os estudos dendrocronológicos. Foi possível desenvolver uma cronologia de 1965 a 2017 a partir de 26 raios de 19 árvores. A cronologia apresentou parâmetros estatísticos aceitáveis para espécies tropicais: sensibilidade média (0,37), intercorrelação entre séries (0,42), RBAR (0,253) e EPS (0,918). A correlação espacial mostra uma relação positiva entre a precipitação média de novembro a janeiro e o crescimento das árvores de E. erythropappus. As árvores de E. erythropappus apresentam anéis de crescimento anuais que respondem precipitação regional.
Palavras-chave: Anéis de crescimento, Anatomia da madeira, Crescimento-clima.
Agradecimentos: Agradecemos à Empresa Vanete Projetos Florestais Sustentáveis por disponibilizar os dados do inventário florestal e Citróleo Indústria e Comércio de Óleos Essenciais Ltda por finaciar a pesquisa.