Logo de V Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe as credenciais

Fechar janela

Ainda não possuo cadastro

Esqueci minha senha

19-21 de outubro, 2022

Realização

19-21 de outubro, 2022

Local

Goiânia, Goiás

Envio de Trabalho

Finaliza em 30/06/2022

Programação Preliminar


Programação

Quarta, 19 de outubro de 2022

09:00 - 12:00

Auditório Principal

Minicurso I – Fundamentos de análise química da madeira

Foto do palestrante

Flag from Brazil Alessandro Cézar de Oliveira Moreira
Laboratório de Produtos Florestais

Ao término do minicurso, os participantes terão informações sobre a composição química da madeira, substâncias macromoleculares (Lignina, Celulose e hemicelulose), substâncias de baixo peso molecular (Extrativos e cinzas). Serão abordados durante o minicurso, os tipos de análise de quantificação dos compostos presentes na madeira, e quais os protocolos de análises utilizados pelo Laboratório de Produtos Florestais para a caracterização química de espécies madeireiras. Serão abordados também, a escolha e preparação de amostras de madeira para as análises, além de uma abordagem sobre os problemas relacionados a uma análise química somativa de um material complexo como a madeira
14:00 - 18:00

Auditório Principal

Minicurso II – Técnicas de identificação e rastreabilidade de madeiras tropicais

Foto do palestrante

Flag from Brazil Alexandre Bahia Gontijo
Laboratório de Produtos Florestais

"O curso abrange diferentes técnicas e tecnologias desenvolvidas para aprimorar o combate a exploração ilegal de madeira. Indo desde métodos tradicionais de identificação anatômica do xilema até as tecnologias mais recentes de rastreabilidade usando isótopos estáveis e espectroscopia do infravermelho próximo. A ideia é dar um panorama geral sobre o estado da arte das pesquisas desenvolvidas no país sobre esse tema além de apresentar e demonstrar o uso da nossa ultima versão da chave eletrônica de identificação de madeiras (https://keys.lucidcentral.org/keys/v4/madeiras_comerciais_do_brasil/), recentemente lançada."
Lembrando que para poder participar de algum curso, você deverá estar inscrito para o V CBCTEM.