Logo de VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira
Aguarde um momento o carregamento da página

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Informe os dados abaixo

Fechar janela

Inscreva-se

Esqueci a senha

Informativo


Tessumes de histórias e ciências

Conhecimento tradicional e artesanato do Arapiuns no material do IV CBCTEM - tecendo História e Ciência em um só evento

O IV CBCTEM no intuito de proporcionar uma maior aproximação dos congressistas com a cultura amazônica, decidiu entregar uma lembrança especial em forma de pasta organizadora para documentos. As pastas do evento estão sendo confeccionadas por artesãs e artesãos da comunidade de Coroca, localizada às margens do Rio Arapiuns, por meio da técnica conhecida como ‘trançados ou tessumes do Arapiuns’.

Trata-se de conhecimento tradicional, passado de geração em geração, proveniente de região situada na reserva extrativista mais populosa do Brasil, a Resex Tapajós-Arapiuns, cuja extensão é de 647.610 hectares e onde existem 75 comunidades, com aproximadamente 13 mil habitantes e 4.168 famílias.


Foto: Erick Jennings


Dentre os mais notórios conhecimentos tradicionais expressos em artesanatos, na Região Amazônica, destaca-se os trançados de fibras de palha da palmeira Astrocaryum aculeatum, amplamente conhecida como tucumã, matéria-prima que apesar dos espinhos negros e longos, é transformada pelas mãos das artesãs e dos artesãos em cestas, mandalas, chapéus, bolsas e outros diversos produtos utilitários e decorativos. Chama atenção o processo de pigmentação da palha ser todo realizado de forma natural, utilizando plantas e raízes como mangarataia, capiranga, jenipapo, urucu, crajiru para dar cor à palha.

Foto: Niete Rego


As pastas do nosso congresso estão sendo confeccionadas com muito carinho por Neida, Nilda, Niete, Larissa, Nerciana, Selma, dentre outros, que para isso adentram na mata, extraem as fibras das palmeiras, retiram atentamente os espinhos e em seguida se dedicam pacientemente ao processo de secagem e tingimento e, por último, em meio a conversas e rápidos lances de olhares para acompanhar a novela na TV - quando o tempo parece passar lentamente - tessem verdadeiras obras de arte para você.

Para essas artesãs o reconhecimento dos ‘trançados do Arapiuns’ além de ser importante para impulsionar ainda mais a economia local, também é uma forma de impedir que o conhecimento tradicional gerado por seus antepassados desapareça com uma possível ruptura da tradição pelas novas gerações.

A comunidade de Coroca está dando seus primeiros passos em direção ao pedido de concessão de Indicação Geográfica – IG para os trançados do Arapiuns, numa tentativa de empoderar culturalmente as comunidades tradicionais, agregar valor ao produto, aumentar a cooperação entre as comunidades da região, incrementar o turismo e fomentar o desenvolvimento socioeconômico.

A IG funciona como um certificado de garantia de que aquele produto provem de determinado local, o que, por sua vez, é responsável por imprimir ao produto características, qualidade e reputação esperadas pelo consumidor.

O principal requisito para obter tal proteção será comprovar que a região do Arapiuns é reconhecida por ser o local onde se produz artesanatos feitos com os trançados de palha de tucumã como forma de expressão da tradição de sua população.

Assim, você congressista, retornará do CBCTEM com a voluntária missão de levar essa preciosidade da Amazônia para onde quer que vá, fazendo com que a cultura dos povos do Arapiuns seja conhecida pelo maior número de pessoas e, dessa singela forma, contribuir para que tão lindo conhecimento tradicional não desapareça jamais.


Foto: Niete Rego



Autora: Maíra da Mota Moutinho

Foto da capa da matéria: Cecy Sussuarana